DNA & Princípios: A Essência da Excelência na WAY Investimentos.
Ao fundar a WAY Investimentos em agosto de 2008, o mercado dos então agentes autônomos de investimentos consistia basicamente em execução de ordens de bolsa para cliente pessoa física.
A XP desenvolveu importante papel para a democratização do mercado financeiro brasileiro, lançando o então chamado shopping center financeiro, possibilitando que a atuação do assessor de investimentos fosse ampliada a outros mercados, como renda fixa e fundos de investimentos, por exemplo.
Ingressamos no ecossistema XP em 2015. Durante uma semana, fui apresentado a todas as áreas da XP, num treinamento chamado Expectata. Neste momento, comecei a traçar nosso modelo de operação, nosso DNA. Desde o primeiro momento de reflexão sobre como seria a WAY do futuro, imaginei uma empresa private, com equipe estimada entre 20 e 30 assessores, crescendo de forma estruturada e com atuação 100% focada no cliente. Costumo dizer que nosso propósito é ser a primeira opção todas as vezes que nosso cliente tiver qualquer questão financeira ou patrimonial para tratar.
Ao longo destes quase nove anos de parceria com a XP, permanecemos com o mesmo propósito e os mesmos pilares do nosso projeto inicial do Expectata em 2015. Passamos por momentos de grandes incentivos ofertados e grandes turbulências, como na pandemia, nos quais facilmente poderíamos ter mudado nosso rumo, seja por facilidades ou adversidades.
A jornada de uma empresa de assessoria de investimentos, assim como a de um assessor, demanda um perfil altamente empreendedor. Como citou Walt Disney:
“Construa seus próprios sonhos, ou alguém vai contratá-lo para construir os dele.”
Fato é que nem todos os que resolvem ingressar na jornada da assessoria de investimentos possuem esse perfil empreendedor.
A democratização do mercado financeiro, protagonizada pela XP, não impactou somente a vida dos clientes, mas também a vida de profissionais que já atuavam no mercado, principalmente em bancos ou corretoras, ou aqueles que desejavam ingressar no glamouroso universo da Faria Lima. Tornar-se um assessor de investimentos transformou-se na maneira mais simples e rápida de ingressar no mercado, o que num primeiro momento reduziu a qualidade destes profissionais, uma vez que não tinham qualificação ou experiência suficiente para prestar um bom serviço. Muitas vezes esses novos assessores se desiludiam com a realidade que encontravam, pois em nossa atividade, para aqueles que não atuavam nesse mercado, não existem atalhos. É um trabalho de construção, cliente por cliente, sempre mantendo um alinhamento com os interesses do cliente. Não é uma corrida de 100 metros, é uma maratona, que somente com resiliência, foco e intensidade será vencida pelo assessor ou empresa de assessoria de investimentos.
A diversidade dos modelos de negócio nas empresas de assessoria é enorme. Existem empresas com 500 ou mais assessores, 20 ou mais filiais. Por outro lado, empresas com somente 1 ou 2 assessores trabalhando em home office. Não há certo ou errado, melhor ou pior. O que prevalecerá serão os princípios e a capacidade de execução de cada sociedade. Cabe ao assessor que deseja atuar nesse mercado identificar qual modelo de negócio é mais aderente aos seus valores, propósito e objetivos.
Na WAY, acreditamos que o modelo de “poucos” (os 20 a 30 mencionados anteriormente) e assessores de alta performance é o melhor caminho para atingir nossos objetivos e, em consequência, teremos uma empresa e equipe de sucesso. Mas temos a convicção de que só atingiremos nossos objetivos se mantivermos a elevada ética que nos trouxe até aqui. As novas resoluções CVM 178 e 179 apresentam enormes oportunidades para a assessoria de investimentos, porém exigem responsabilidade e profissionalização das empresas e assessores. Não haverá espaço para empresas e assessores amadores num futuro próximo.
Segundo Ray Dalio, em seu excelente livro “Princípios” – Seguir bons princípios é uma forma eficiente de lidar com a realidade.
Creio que esta frase resume nosso DNA, desde o início tivemos bons princípios e foi isso que nos conduziu em todas as facilidades ou adversidades de nossa jornada.