Fee Fixo vs. Commission Based: Conheça os Modelos de Remuneração de Assessores de Investimentos
Se você não sabe quanto e onde está pagando por um produto ou serviço, é provável que você esteja pagando mais caro do que deveria.
Você sabe quais são os modelos mais comuns de remuneração de um assessor de investimentos? Eles são:
- Fee Based (Fee Fixo), amplamente utilizado nos Estados Unidos e Europa.
- Commission Based, modelo mais utilizado no Brasil.
Basicamente, a diferença entre eles é que no Fee Based, modelo mais empregado em mercados mais maduros e consolidados, a remuneração do assessor se dá com base em um percentual pré acordado entre o cliente e o assessor, que incide sobre o patrimônio total investido; ou seja, a remuneração paga ao assessor se altera apenas em função da variação do Patrimônio.
Já no modelo Commission Based, o assessor é remunerado de acordo com cada produto indicado para o cliente (diferentes produtos possuem diferentes comissões).
Apesar de acreditarmos que a maioria dos assessores seja composta por pessoas idôneas e bem-intencionadas, fica bastante claro que o modelo Commission Based, majoritariamente utilizado no Brasil, abre espaço para um questionamento bastante pertinente:
O assessor está me indicando determinado produto ou carteira de investimentos por acreditar que de fato eles sejam melhores e mais adequados a mim ou por serem produtos que o remuneram melhor?
Traduzindo, um claro conflito de interesses.
Uma curiosidade: o modelo Commission Based também é utilizado pelos Bancos, que remunera e premia seus Gerentes com base nos produtos vendidos a seus clientes. Este modelo de comissionamento, amplamente aplicado no Brasil, inclusive, tem sido alvo de muitos comentários maldosos com relação a atuação dos assessores de investimentos, por parte de “influencers” e críticos que ressaltam os conflitos de interesse e, de forma leviana e tendenciosa, misturam todos os profissionais da área em um mesmo grupo de pessoas desonestas e aproveitadoras. Como sabemos, em todas as áreas e profissões existem os bons e os maus profissionais.
Nós, da Way Investimentos, mesmo colocando nossos clientes acima de qualquer outro interesse – são o nosso maior patrimônio -, somos totalmente favoráveis ao modelo Fee Fixo, já que ele representa o completo alinhamento de interesses e preza pela transparência e seriedade, pilares da nossa cultura e filosofia de trabalho.
Confira: O que é melhor nos investimentos: remuneração fixa ou comissão? Por: Alexandre Espirito Santo